terça-feira, 15 de outubro de 2013

Copa 2014: sete seleções podem garantir vaga hoje



Portugal, de Cristiano Ronaldo, deve ir para repescagem
As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, estão em sua reta final. Europa (UEFA), América do Norte e Central (Concacaf) e América do Sul (Conmebol) terão sua última rodada disputada nesta terça-feira (15), onde mais seis seleções podem garantir suas vagas, juntando-se às 14 já classificadas.
No continente europeu, Rússia (fora contra o Azerbaijão) e Espanha (que pega em casa a Géorgia) precisam apenas de um empate para ficar em primeiro lugar, respectivamente, nos Grupos F e I. Líderes dos Grupos G e H, Bósnia e Inglaterra precisam apenas vencer para não depender de outros resultados. No caso do país dos Bálcãs, os 22 pontos que conquistou nas nove rodadas são os mesmos da Grécia, mas com saldo positivo de 23 gols, os bósnios só ficam fora Copa se as duas seleções vencerem e os gregos (com saldo positivo de seis) tirarem a diferença de 17 contra Liechtenstein. A Bósnia chega ao seu primeiro Mundial se derrotar a Lituânia, fora de casa.

Quem está em situação complicada é Portugal. O empate em casa contra Israel aumentou a diferença para a líder Rússia em três pontos. Para garantir a vaga direta, sem repescagem, a equipe de Cristiano Ronaldo deve golear Luxemburgo, torcendo por uma improvável derrota russa, e ainda descontar uma diferença de sete gols no saldo. A preparação do técnico Paulo Bento parece mesmo ser para o mata-mata.

Américas – Na Concacaf, quase tudo definido. Com 14 pontos, Honduras é hoje a terceira colocada, que garantiria a última vaga automática. Jogando contra a já eliminada Jamaica fora de casa, a seleção hondurenha precisa apenas de um empate para disputar sua segunda Copa consecutiva e a terceira de sua história.
O único que pode superá-la é o México, que fez campanha irregular – 11 pontos – e chega à última rodada precisando vencer a Costa Rica, fora de casa, e torcer por uma derrota dos hondurenhos. Além disso, pesa para a seleção mexicana o saldo negativo de um, e positivo de um para Honduras.
Empate entre Equador e Chile garante ambos na Copa
Terceiro colocado na Copa de 2010, o Uruguai acumulou tropeços e chega à 16ª rodada conformado com a quinta posição na América do Sul e a disputa na repescagem contra o quinto da Ásia (Jordânia). Com Argentina e Colômbia já garantidos, o time de Diego Forlán, Luis Suárez e Cavani tem 22 pontos, três a menos que Equador e Chile, terceiro e quarto colocados, respectivamente. O problema para os uruguaios é que essas duas seleções se enfrentam no Estádio Nacional, em Santiago. Como um empate garante ambos, uma vitória sobre a Argentina no Estádio Centenário de nada deve servir. Caso isso aconteça, e o confronto entre chilenos e equatorianos tenha um vencedor, a definição vai para o saldo de gols – e nem isso ajuda a Celeste Olímpica: saldo de -1, contra +5 do Equador o +3 do Chile.

África – No continente africano os cinco classificados saem dos confrontos mata-mata, que teve quatro dos cinco jogos de ida disputados neste fim de semana – Etiópia 1x2 Nigéria, Burkina Faso 3x2 Argélia, Costa do Marfim 3x1 Senegal e Tunísia 0x0 Camarões –, além de Gana x Egito, que jogam hoje (15). As partidas de volta serão disputadas entre 16 e 19 de novembro.

Classificados - Sem a necessidade de disputar as eliminatórias por ser o país-sede, o Brasil foi o primeiro a garantir sua vaga para a Copa 2014. Também já carimbaram seu passaporte Argentina, Colômbia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Suíça, Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Costa Rica e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário